Raízes do Amanhã: plantio de 360 mudas de árvore reúne alunos do Recriança e comunidade na Ciclovia e Trilha do Tirisco

 

Publicado em: 29/03/2026 14:01

Whatsapp

 

Raízes do Amanhã: plantio de 360 mudas de árvore reúne alunos do Recriança e comunidade na Ciclovia e Trilha do Tirisco

 

A manhã deste domingo (29) ganhou novos tons de verde na Ciclovia e Trilha de Caminhada do Tirisco. Em mais uma etapa do reflorestamento da área, a Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, promoveu o plantio de 360 mudas de árvores — entre espécies nativas, do cerrado e frutíferas — em uma ação que uniu alunos do programa Recriança, moradores e parceiros.

Sob um clima de entusiasmo e cuidado, crianças e adultos compartilharam um gesto simples, mas carregado de significado: plantar o futuro. As crianças foram protagonistas da atividade, participando diretamente do plantio e deixando sua marca no local ao fincarem estacas com  seus nomes e desenhos feitos por elas mesmas ao lado de cada muda, criando um vínculo afetivo com as árvores e com o espaço.

Durante a abertura, a diretora de meio ambiente, Camila Fedel, destacou a importância desse envolvimento: “Quem aqui vai passar, vai olhar pra ela, ver ela crescer e ajudar a cuidar, né? Vocês podem visitar depois com seus pais, amigos e avós. Aqui vocês estão deixando um legado pra cidade e pro meio ambiente.”

O prefeito Omar Nagib também ressaltou o impacto da iniciativa e o potencial do espaço como área de convivência e bem-estar: “Queremos que esse seja, por muito tempo, um lugar de contemplação e visitação. Vamos cuidar e plantar com carinho, porque as árvores vão dar frutos, sombra e abrigo para o nosso ecossistema.” Ele ainda reforçou a importância de ações como essa na promoção da saúde preventiva: “Muitas pessoas pensam que saúde é tratar a doença, mas ela começa na prevenção. Um espaço para caminhar, descansar e conviver contribui diretamente para a qualidade de vida.”

O plantio contou com patrocínio da empresa Chiaperini, além da participação do Departamento de Educação, da Frente de Trabalho e da equipe do Programa de Educação Ambiental. Ao final, mais do que uma área reflorestada, ficou o símbolo de um compromisso coletivo. Entre mudas recém-plantadas e sonhos em crescimento, a comunidade ajudou a escrever um capítulo de cuidado e esperança — onde cada árvore carrega não apenas raízes na terra, mas também no futuro de todos.

Prestigiaram a ação o vereador Marinho Titarelli; Silvio Martins, ex-prefeito de Pradópolis e assessor do deputado federal Carlos Sampaio (PSD); o presidente da COHAB de Ribeirão Preto, Denis Bomba; e Rafael Silva Júnior, que também acompanhou a atividade.

Agradecimentos à Minalice pela doação de água e sucos. Apoio Câmara Municipal. Veja fotos clicando no link: https://www.facebook.com/media/set?vanity=prefeiturasrv&set=a.1469699624953744&locale=pt_BR