Confraternização de despedida contou com a presença do Dir. Administrativo Jadir e do Vice-Prefeito Paulão Santos.
Estagiário do RH da Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo conquista bolsa de estudos e embarca para o Canadá
Depois de dois anos de dedicação e aprendizado no setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, o estagiário José está prestes a viver uma nova e desafiadora etapa: um curso de aperfeiçoamento no Canadá. Aprovado em uma bolsa de estudos, ele embarcará para Vancouver, com o objetivo de, futuramente, ingressar em uma universidade canadense.
Segundo José, a motivação para buscar uma oportunidade internacional surgiu do desejo de crescimento pessoal e profissional, além da busca por melhor qualidade de vida. “Estava em busca de um curso e de novas oportunidades. Estou muito grato pela chance”, afirma.
A experiência como estagiário da Prefeitura foi, segundo ele, fundamental para seu desenvolvimento. “Complementou cem por cento o que aprendi na faculdade. Nada como aprender na prática. Cada dia é diferente e tudo que sei sobre Departamento Pessoal e Administração Pública aprendi com a equipe do RH. Sou extremamente grato a Deus por ter tido a Layde, Luciana, Regiane Cunha, Regiane Visnardi e Danielly nessa jornada”, relata.
Entre os aprendizados que levará para a experiência internacional, José destaca a vivência prática, os atendimentos ao público, os cálculos relacionados à rotina do setor (como férias e horas extras) e a habilidade de lidar com os desafios do serviço público — que, segundo ele, exige preparo e habilidade.
A chefe do setor de RH, Layde, acompanhou de perto o crescimento do estagiário. “Foi gratificante ver a evolução dele, vencendo a timidez e se tornando o profissional que é hoje. O José sempre executou tudo com excelência, é organizado, responsável e atencioso com a equipe e com o público. Se fosse possível efetivá-lo, com certeza o integraríamos à equipe”, declara.
Exemplos como o de José mostram como o estágio na Prefeitura pode ser uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. Muitos estagiários saem da administração pública já empregados, antes mesmo de concluírem o período de estágio.
A Administração da Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo parabeniza o José por essa conquista e reafirma seu compromisso com a formação de jovens talentos. Em breve, um novo processo seletivo de estagiários estará aberto com o CIEE — uma excelente oportunidade para quem deseja aprender na prática, crescer profissionalmente e transformar sua trajetória, assim como fez o José.
Se você busca experiência, aprendizado e oportunidade de crescimento fiquem atentos às próximas seleções. Estagiar na Prefeitura é dar um passo importante rumo ao futuro!
Confira a entrevista na íntegra
Comunicação - Como foi para você receber a notícia da aprovação na bolsa de estudos para o Canadá?
José: Estava em busca de um curso e de novas oportunidades. Estou muito grato pela oportunidade.
Comunicação - O que te motivou a buscar uma oportunidade de estudos no exterior?
José: A oportunidade de crescimento profissional, pessoal e a qualidade de vida.
Comunicação - Em qual curso e instituição você vai estudar no Canadá?
José: Inicialmente é um curso para aperfeiçoar a linguagem e posteriormente ingressar numa universidade.
Comunicação - Qual cidade canadense vai te receber e o que você espera encontrar por lá?
José: Vancouver. Coloquei na minha cabeça que tenho que desfrutar da experiência, aproveitar o máximo, assim como fiz no meu estágio na prefeitura.
Comunicação - De que forma o estágio na Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo complementou o que você aprendeu na faculdade?
José: Complementou cem por cento, nada como aprender na prática.
Comunicação - Quais habilidades você aprendeu durante o estágio que pretende levar para sua experiência internacional?
José: As meninas (Layde, Luciana, Regiane Cunha, Regiane Visnardi, Danielly) do RH foram essenciais para minha formação profissional. Tudo que sei sobre Departamento Pessoal e Administração Pública é por causa delas. Sou extremamente grato a Deus por ter tido elas nessa minha jornada na prefeitura.
Comunicação - Que tipo de aprendizado você teve no estágio da Prefeitura que dificilmente teria só com a formação acadêmica?
José: A vivência mesmo, cada dia é diferente no nosso setor.
Comunicação - Você consegue citar algum conteúdo teórico do seu curso que fez mais sentido depois de vivenciar na prática, no setor de RH?
José: Os cálculos como cálculos de férias, horas extras, entre outros.
Comunicação - Trabalhar no setor público mudou sua percepção sobre a área de recursos humanos?
José: Sim, o serviço público é muito desafiador e exige muita habilidade.
Com a palavra, Layde, Chefe de RH
Comunicação – Como foi acompanhar o processo de estágio do José?
Foi bem interessante ver o crescimento dele ao longo desses anos, vencendo a timidez e se tornando o profissional que está prestes a bater asas. O José sempre está em busca de aprendizado, inclusive durante o estágio buscou por novos cursos.
Comunicação - Em quais atividades o José mais se destacou?
O José é muito ativo e bastante produtivo e tudo que é proposto, executa com excelência, ajudando muito no setor.
Comunicação - De que forma o estágio contribuiu para o desenvolvimento das competências exigidas no RH?
O estagiário desenvolve habilidades nas rotinas do dia a dia, na resolução dos problemas que vão surgindo, acompanhando e algumas vezes até sugerindo a solução. Isso contribui para o crescimento e aprendizagem.
Comunicação - Como você avalia o comprometimento e a postura profissional do José durante o período de estágio?
Foi um crescimento e um amadurecimento bastante notável. È muito responsável e atencioso tanto conosco do setor como nos atendimentos aos funcionários e munícipes.
Comunicação - Você acredita que o José está preparado para novos desafios no mercado de trabalho após essa experiência?
Acredito que ele está preparado pra novos desafios, principalmente o de morar em outro país, conhecer uma nova cultura, um idioma diferente.
Comunicação - Se fosse permitido, o RH consideraria integrar o José como parte efetiva da equipe?
Com certeza, o José trabalha de igual pra igual com as nossas colaboradoras que trabalham com apontamento, faz atendimento ao público com responsabilidade e é muito organizado.