Grupo de Estudos sobre o Programa Alfabetiza Juntos
Dando sequência ao grupo de estudos sobre o Programa Alfabetiza Juntos, que acontece no país inteiro, os professores dos primeiros e segundos anos, das Escolas Municipais do Ensino Fundamental, analisaram e estudaram, no momento do HTPC, no dia 20 de maio:
- As competências socioemocionais, que tem o foco no autoconhecimento e na autorregulação, com destaque para a importância das crianças entenderem seu próprio processo de aprendizagem mediante propostas pedagógicas que estimulem e incentivem a reflexão sobre suas dificuldades e progressos, promovendo a autonomia e a capacidade de gerenciar seu aprendizado, habilidades essenciais não só para a alfabetização, mas para a vida toda.
- Os resultados da fluência leitora (de entrada) e as habilidades de leitura dos alunos, onde elaboraram novas práticas pedagógicas para os alunos que necessitam de maior intervenção. A Fluência Leitora é crucial, pois envolve a capacidade de ler textos com velocidade, precisão e expressão adequada, contribuindo para a compreensão do conteúdo lido.
- Os níveis de escrita dos alunos: que foram categorizados para identificar o estágio de desenvolvimento das habilidades de escrita dos estudantes. Esses níveis ajudam os educadores a personalizar o ensino, oferecendo suporte específico conforme as necessidades de cada aluno, desde os que estão começando a escrever frases simples até aqueles que já produzem textos mais complexos.
Parabenizamos todas as professoras pelo comprometimento nos trabalhos realizados!