Home > Telecentros Comunitários

Telecentros Comunitários


 O que é um Telecentro Comunitário?
Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério das Comunicações.

Objetivo de um Telecentro Comunitário:
O objetivo principal dos Telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.

Premissas:
Inserção do cidadão na sociedade da informação por meio da utilização de ferramentas de TICs, visando a redução da exclusão digital e social;
Implantação de Telecentro como um espaço público que permita ao cidadão interagir com outros que já tenham acesso aos recursos das TICs, bem como com o Poder Público, por meio dos Portais de Governo Eletrônico;
Utilização das ferramentas (computadores, impressoras, conectividade e outros equipamentos audiovisuais e/ou multimídia), para uso em capacitações e atividades diversas ligadas à Inclusão Digital para todo público alvo. 
Mais no site: www.mc.gov.br

Para atingir os objetivos do projeto o Telecentro Comunitário de Santa Rosa de Viterbo exerce uma série de atividades com a comunidade local:
          - Cursos de Informática Básica: Sistema Metasys Minicom (Linux), Internet (Mozila Firefox), Ferramenta de Escritório (BrOffice – Writer, Calc e Impress).
          - Oferecemos horários de uso livre: navegação na internet, redação de trabalhos escolares, jogos entre outros;
          - Oficinas Educativas;
          - Prestação de Serviço: confecção de curriculos, impressão de boletos, segundas vias de contas, inscrições em concursos públicos, inscrições em vestibulares, interação com os serviços de Governo Eletrônico (E-GOVs).

Cadastro:
Para fazer seu cadastro é necessário trazer o CPF ou RG (maiores de idade).
Menores de 18 anos poderão se cadastrar apenas na presença dos pais ou responsável é necessário trazer o CPF ou RG do responsável e a certidão de nascimento do menor.