Home > Notícias > CMDCA

Você sabe que pode destinar parte de seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente?

21/03/2018
Comunicação Social

Esta é uma maneira simples de tornar uma obrigação, que é o pagamento de imposto, em uma escolha cidadã. A prática, contudo, ainda é pouco difundida no país apesar das leis brasileiras de incentivo terem cerca de 25 anos.
Essa é a única lei brasileira que permite ao contribuinte escolher o destino de seus impostos. O dinheiro vai efetivamente para o projeto que a pessoa escolher e ela pode acompanhar todo o processo.
A cidade de Santa Rosa de Viterbo tem um potencial de cerca de R$ 130 mil que podem ser destinados ao FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente neste ano.
 
Como fazer a destinação:
A palavra ‘doação’ tem uma conotação errada, porque o dinheiro não sai do bolso do contribuinte. O termo correto é destinação, pois este recurso seria pago ao governo e através deste dispositivo é destinado ao FMDCA. É a União que arca com a entrega desse recurso, mas ela depende da iniciativa do cidadão.
Se o contribuinte não destinou nada durante o ano de 2017, ela pode destinar até 3% de seu IR devido no momento da Declaração de Ajuste no Imposto de Renda em 2018, entregue no prazo, como Doações Diretamente ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Santa Rosa de Viterbo. Será gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF no CNPJ do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, que o contribuinte deve imprimir e recolher em qualquer agência bancária até a data do vencimento da primeira cota do IR Pessoa Física.
Mais informações podem ser obtidas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pelo telefone 3954-8887.

Outras Notícias



Portal antigo