Home > Notícias > Meio Ambiente

Santa Rosa de Viterbo é certificada mais uma vez no Programa Município Verde Azul

13/12/2013
Administrador

foto01Nesta terça-feira (10 de dezembro), foi divulgado o Ranking das cidades mais comprometidas com o meio ambiente.  Neste ano, dos 587 municípios avaliados, apenas 67 foram consagrados com o certificado do Projeto Município Verde Azul, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e reconhecidas pelos avanços da política ambiental local.

Santa Rosa de Viterbo conseguiu destaque especial alcançando o Terceiro lugar no Ranking Estadual. Além da Certificação Verde Azul, o município ganhou o Prêmio Franco Montoro, que é o prêmio que homenageia as cidades com melhor desempenho ambiental dentro das 22 regiões hidrográficas do Estado, sendo que na Bacia do Pardo o destaque maior foi Santa Rosa de Viterbo pela quinta vez consecutiva.

É importante lembrar que os 10 primeiros municípios certificados tem prioridades à recursos, por meio do FECOP- Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

A interlocutora do Projeto Município Verde Azul e Chefe de Divisão de Meio Ambiente do Município, Sra. Grasiela Maria de Oliveira atribui o destaque principalmente pelo plano de ação desenvolvido no município assim como o cumprimento das 10 diretivas e das pró-atividades, salientando ainda o comprometimento da atual gestão com as questões ambientais e o desenvolvimento de ações multidisciplinares integradas, onde o Prefeito Cassinho Cunha, tem participação ativa.

O Projeto Município Verde e Azul propõe 10 Diretivas Ambientais que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados, rumo às ações necessárias para que o município seja certificado como “Município Verde Azul”.

As dez diretivas que regem o Programa são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

legenda: Bruno Covas - Secretário Estadual do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho - Secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi - Vice-Prefeita de Sorocaba, Governador Gerado Alckmin, Prefeito Cassinho e Vice-Prefeito Lê

Outras Notícias



Portal antigo