Home > Notícias > Administração

Prefeitos das cidades que compõem a Região Metropolitana participam de reunião em Ribeirão Preto

09/02/2017
Comunicação Social

Representantes das 34 cidades que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto se reuniram na manhã da última quarta-feira, 08, no Palácio Rio Branco, sede do governo municipal de Ribeirão Preto para a primeira reunião do grupo após a promulgação da lei, no dia 7 de julho do ano passado. Santa Rosa foi representada pelo prefeito Luís Fernando Gasperini, que fez parte da mesa diretiva do evento. O vice-prefeito Renato Palma Rocha Júnior e os vereadores Francisco Justino da Mota, Laércio Arruda, Roberta Andrade, Fabíula Bonacin, Fabrício Luiz, Mário Marcos Titarelli, Paulo Henrique Melo Wiezel e Renato França também estiveram presentes na reunião.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, anfitrião do evento, enfatizou o esforço da região para concretização da RMRP. “Por meio das 34 cidades envolvidas e todo empenho de cada uma delas houve a mobilização de um conjunto de lideranças, altamente representativas do setor público e da sociedade civil organizada, para que esse trabalho gere frutos à região como geração de emprego e renda, um melhor transporte público e saúde de qualidade”.

Durante o encontro foi explicada a necessidade da criação do Conselho de Desenvolvimento, composto pelos 34 prefeitos e representantes das cidades que compõem a região e suas atribuições, e que será um conselho normativo e deliberativo. “Tudo o que for debatido, discutido e aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento será executado pela Emplasa”, explicou o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

Outro setor importante na estrutura da Região Metropolitana, de acordo com ele, é criação da Agência Metropolitana, uma autarquia do Estado que tem a função de realizar o planejamento da Região Metropolitana, assim como concretizar o que for aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento.

Para organização da Região Metropolitana, será necessário formalizar o Fundo Metropolitano para aplicação de investimentos de recursos que serão realizados por intermédio do Governo do Estado com participação das Prefeituras.

A área de transporte foi outro assunto debatido durante o primeiro encontro da RMRP. “A empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) irá desenvolver uma política voltada para região metropolitana, priorizando a integração entre os municípios para que seus habitantes se tornem cidadãos metropolitanos, por meio de um deslocamento rápido e eficiente”, explicou o presidente interino da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz Pedretti.

 

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Criada através da Lei Complementar nº 16/2016 sancionada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em 7 de julho de 2016, determina a criação da região metropolitana, composta por 34 municípios. É a primeira unidade regional do Estado fora da Macrometrópole Paulista.

É composta por 34 municípios; Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.

Sua composição populacional é estimada em 1,6 milhão de habitantes, representando 3,7% do Estado e 0,81% do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014.

Fixed Dimensions

Images with fixed dimensions
images/35x35/1.jpg

Outras Notícias



Portal antigo