Home > Notícias > Meio Ambiente

Município VerdeAzul: Santa Rosa de volta entre os melhores

26/09/2017
Comunicação Social

Na última sexta-feira (22) o município de Santa Rosa de Viterbo esteve presente no II Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa Município VerdeAzul, onde estiveram presentes o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o coordenador do programa, José Walter Figueiredo e o prof. da Unesp de Piracicaba, especialista em Silvicultura Urbana Demóstenes da Silva Filho, entre outras autoridades. Camila fedel, chefe de meio ambiente da Prefeitura e o Diretor de Obras, Fábio Sacheto estiveram presentes no evento, que aconteceu em Rio Claro.

O município desta vez alcançou o 31º lugar no estado, evoluindo de 41,28 pontos na primeira pré-cerficação para 65,56 pontos na segunda, ou seja, cerca de 60%. Todo um trabalho de melhoria do sistema de gestão ambiental vem sendo desenvolvido ao longo desta administração e o objetivo é alcançar novamente uma posição de destaque no estado e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do município de forma efetiva através do desenvolvimento sustentável.

Em dezembro acontecerá a terceira e última certificação do ano, com o anúncio final do Ranking Ambiental Paulista 2017.

 

O PROGRAMA

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Outras Notícias



Portal antigo