Home > Notícias > Saúde

Departamento de Saúde promoverá campanha de vacinação contra Febre Amarela

23/01/2018
Comunicação Social

No sábado, 27 de janeiro, o Departamento de Saúde da Prefeitura promoverá uma campanha de vacinação contra a Febre Amarela. As salas de vacina das unidades de saúde da cidade estarão abertas das 8h às 12h para atendimento à população. As salas ficam na UBS do Povo (próximo à rodoviária), na UBS Paulo Ricci (Cohab) e na UBS Paschoal Cagliari (Nosso Teto).

febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

No meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

 

Prevenção

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

Quem for viajar para algum lugar de risco precisa tomar a vacina 10 dias antes da viagem, caso não tenha sido vacinado.

 

Quem pode tomar a vacina?

  • Crianças a partir dos nove meses até idosos com 60 anos

 

Quem deve perguntar ao médico antes de tomar a vacina?

  • Gestantes
  • Mulheres que estão amamentando
  • Idosos
  • Pessoas que vivem com o HIV
  • Pessoas que terminaram o tratamento de quimioterapia e radioterapia
  • Pessoas com doenças do sangue, como anemia falciforme

 

Quem não pode tomar a vacina?

  • Crianças menores de seis meses
  • Pessoas que estejam fazendo agora quimioterapia e radioterapia
  • Pessoas com alergia a ovo
  • Pessoas que vivem com HIV e têm contagem de células CD4 menor do que 350
  • Pessoas com doenças ativas ou condições que diminuem as defesas do corpo (pessoa transplantada tomando drogas para diminuir rejeição)

 

Outras Notícias



Portal antigo