Home > Notícias > Cultura

Concurso Literário Chico Alencar conhece seus vencedores

24/07/2017
Comunicação Social

A quarta edição do Concurso Literário Chico Alencar premiou seus vencedores na manhã do último sábado, 22, em cerimônia realizada no Espaço Mogiana.

Antes das 8h a Banda Prof. Renato Massaro começou sua apresentação, abrindo o evento e convidando a população para participar da cerimônia. Sob a regência do maestro Pedro Ribeiro Jr., a banda fez com que o público se aproximasse das tendas montadas para sediar a entrega das premiações e animou os presentes com uma bela apresentação.

Enquanto os participantes iam chegando, a Banda Sinfônica preparava seus instrumentos para dar início ao cerimonial de premiação dos concorrentes. Pontualmente às 8h30, o maestro Maurílio de Oliveira Jr. deu início à apresentação, no instante em que o evento já contava com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Luís Fernando Gasperini e o Deputado Federal, escritor e professor, Chico Alencar, patrono do evento. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cristina Gasperini, o vice-prefeito Renato Palma Rocha Jr, o presidente da Câmara, Francisco Justino Mota Neto e os vereadores Fabrício Luiz, Mário Marcos Titarelli, Roberta Andrade e Marcos Neri também participaram da premiação.

Simultaneamente ao evento, a jornalista e fotógrafa Sofia Fucchi inaugurou a exposição fotográfica sobre personagens da Fazenda Amália que ficará aberta à visitação até o dia 01 de agosto no hall de entrada do Centro Cultural.

 

Criado em 2003, Concurso Literário chega à 4ª edição em 2017

O Concurso Literário foi criado em 2003 através de lei de autoria do ex-vereador Tadeu Cicolani, teve sua primeira edição em 2004 e as demais nos anos de 2005 e 2007. De lá para cá não houve mais nenhuma edição. Em 2017, a Fundação Cultural, agora presidida por Clélia Zanardo, decidiu retomar e atingiu recorde de participação: 53 redações em 4 diferentes categorias (ensino fundamental 1, ensino fundamental 2, ensino médio e livre).

Com o tema “Santa Rosa: dos tempos de Amália aos dias atuais”, os concorrentes escreveram suas crônicas relatando experiências e histórias vividas na cidade. Os textos foram analisados por uma comissão formada pela professora e diretora municipal de Educação, Meire Pedersoli, o escritor e professor Luiz Carlos Moreno, membro da Academia Ribeirão-pretana de Educação e pelo professor e diretor Júlio Pironi, graduado em Letras pela UNESP.

Após a abertura, com a Banda Sinfônica, o prefeito Luís Fernando Gasperini fez uso da palavra, falando sobre a importância da retomada do Concurso Literário, idealizado em 2003 e realizado por três vezes durante seus primeiros anos de governo. Gasperini também fez questão de ler um bilhete entregue pelo deputado Chico Alencar no final do ano 2000, a poucos dias do início de seu primeiro ano como prefeito. No bilhete, Chico destaca as dez características de um bom governante e pede para que o então jovem eleito possa dar à gestão um caráter humano, participativo, ético e cidadão. Estas características acabaram sendo o mote da gestão que iniciaria no mês seguinte ao recebimento do bilhete.

 

Homenageado cita Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”

Após a fala do prefeito, o patrono do evento foi ao microfone, contou sobre sua infância na cidade e o poder que os livros sempre tiveram em sua vida. Chico também destacou as dificuldades do cenário político em Brasília e como a nova geração poderá fazer diferença no desenvolvimento do país, citando Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.

Após as falas, foi a vez de conhecer os premiados. Entre a premiação de uma categoria e outra, a Banda Sinfônica fazia a apresentação de seu refinado repertório.

Com o retorno do Concurso Literário, a Fundação Cultural de Santa Rosa de Viterbo vai consolidando seus objetivos de incentivar a leitura, a escrita e a literatura, somando esforços junto à responsável pela Biblioteca Municipal, Ieda Pataquini, para celebrar esta arte que no dia 25 de julho comemora o Dia do Escritor.

 

Confira a lista dos vencedores por categoria:

Categoria 1 (para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental)

  1. Marcos Vinícius da Silva Oliveira (Escola Maurílio de Oliveira)
  2. Júlia Américo Faria (Escola Wolmar R. Balbão)
  3. Maria Vitória de Paula Jorge (Escola Costa Bruno)

 

Categoria 2 (para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental)

  1. Isadora Maria Campos de Araújo (Escola Teófilo Siqueira)
  2. Hugo Valério Paschoalato (Escola Objetivo)
  3. Isis Bianca Silva Bueno (Escola Vergínio Meloni)

 

Categoria 3 (para alunos do Ensino Médio)

  1. Melissa Batista Ferreira (Escola Conde F. Matarazzo)
  2. Carlos Rogério da Silva Moura (ETEC)
  3. Kethelin Leandra de Andrade Murari (Escola Conde F. Matarazzo)

 

Categoria Livre (para maiores de 18 anos)

  1. Ângela Maria Durando
  2. Luiz Gustavo Machado
  3. Marcelo Henrique Barbosa Ganda

 

Fixed Dimensions

Images with fixed dimensions
images/35x35/1.jpg

 

 

Outras Notícias



Portal antigo