Home > Notícias > Cultura

Concurso Literário “Chico Alencar”

25/05/2018
Comunicação Social

Regulamento Concurso Literário “Chico Alencar”

 

I- Tema:

A história da música em Santa Rosa de Viterbo”: instrumento de transformação pessoal e social.

 

II- Da Participação: Serão 5 categorias: 

  • Categoria 1: 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, texto em forma de Poesia.
  • Categoria 2: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, texto em forma de Relatos de Memórias.
  • Categoria 3:  8º e 9º anos do Ensino Fundamental, texto em forma de Crônica.
  • Categoria 4:  Ensino Médio, texto em forma de Artigo de Opinião.
  • Categoria 5: Categoria Livre, para qualquer pessoa acima de 18 anos, que seja santarrosense, resida ou tenha residido no município, texto  no formato de algum dos 4 gêneros propostos para as outras categorias, ou seja: Poesia, Relatos de Memórias, Crônicas ou Artigo de Opinião.

 

 III- Apresentação:

Os participantes deverão apresentar um texto inédito, no formato adequado a sua categoria, escrito à mão pela própria pessoa de forma legível. O texto deverá vir identificado apenas com o pseudônimo do autor e título da obra e acondicionado em envelope grande, em 3 (três vias). Em apenas 1 (uma) lauda com no Mínimo 15 (quinze) linhas e no máximo 25 (vinte e cinco) linhas.

 

IV- Da inscrição:

a) Não será cobrada taxa de inscrição.

b) Os trabalhos que não obedecerem rigorosamente aos critérios desse regulamento serão desclassificados.

 

V- Do prazo de entrega dos trabalhos:

O prazo de inscrição será de 04/06/2018 à 22/06/2018. Valendo para efeito de inscrição o preenchimento da ficha junto da entrega do texto em 3 (três) vias, ou seja, (3 envelopes lacrados) na Biblioteca Pública Municipal de Santa Rosa de Viterbo.

 

VI- Do local de inscrição: Os trabalhos deverão ser entregues pessoalmente na Biblioteca Pública Municipal, situada à rua nove de julho, nº 320, no centro, Santa Rosa de Viterbo-SP, a/c de Ieda Pataquini Alves, de segunda a sexta-feira das 08h00  as 11h00 e das 13h00 as 17h00.

 

VII- Da comissão julgadora: A comissão julgadora será composta por professores e suas decisões serão soberanas e irrecorríveis. Os casos omissos neste regulamento também serão resolvidos pela comissão julgadora.

 

VIII- Da premiação:

Os melhores textos de cada categoria serão premiados

Poderão ser atribuídas pela comissão julgadora algumas menções honrosas, que receberão diplomas e possivelmente, outros prêmios.

 

IX- Do local da premiação: A cerimônia será realizada no Centro de Memória “Jornalista José Hamilton Ribeiro”, situado à rua José Bonifácio s/nº, centro,Santa Rosa de Viterbo - SP. A data da premiação será 07/07/2018 às 8h30.

 

X- Dos trabalhos recebidos: Os trabalhos recebidos não serão devolvidos, pois ficaram expostos no Centro de Memória por período indeterminado.

 

Sobre o homenageado: 

Chico Alencar nasceu no Rio de Janeiro, Tijuca, em 19 de outubro de 1949, filho de pai piauiense e mãe santarrosense, é santarrosense de coração.  É pai de quatro: Emanuel, Ana, Lia e Nina; das zelosas mães Ângela (os três primeiros) e Claudia. Também é avô de Tom e Olivia (filhos de Lia). É cidadão santarrosense, título outorgado pela Câmara Municipal de Santa Rosa de Viterbo SP. É Professor, formado em História pela Universidade Federal Fluminense. Defendeu tese de Mestrado em Educação na Fundação Getúlio Vargas sobre o movimento das Associações de Moradores do Rio, do qual foi um dos líderes no início dos anos 80. Lecionou durante mais de duas décadas em colégios da rede pública e particular do Rio de Janeiro. É professor licenciado de Prática do Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Dirigiu, entre 1987 e 1988, a Coordenadoria de Apoio ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação e da Comissão de Educação da ALERJ. É Deputado Federal, eleito pelo em 2002, reeleito em 2006, 2010 e 2014. Atualmente é o líder da bancada do partido na Câmara Federal, membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão Especial de Reforma Política.

De 2009 a 2014 foi indicado, por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, como o deputadofederal mais atuante do país (em votação realizada pelo site Congresso em Foco). Desde 2005 é apontado, pelo Diap, como um dos “100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional”. Seus mandatos, com honestidade e coerência, estão baseados na defesa da participação popular, dos direitos humanos, da transparência na administração pública, do equilíbrio ecológico, da educação de qualidade e no combate à corrupção. Chico é autor de mais de 32 livros, entre os quais: História da Sociedade Brasileira (com Marcus Venicio Ribeiro e Lucia Carpi), Brasil Vivo (com Marcus Venicio Ribeiro e Claudius), BR-500 e Educar na Esperança em Tempos de Desencanto (com Pablo Gentili), além de infanto-juvenis das coleções Viramundo e Educar nos Valores. Em 2012 lançou “Orações do Coração”, pelas editoras Vozes entre outros.

Outras Notícias



Portal antigo