Home > Notícias > Cultura

Campeonato de Pipas abre programação de aniversário da cidade

10/08/2018
Comunicação Social

REGULAMENTO: FESTIVAL DE PIPAS E PAPAGAIOS

  

Da denominação e finalidade:

Art 1º:  As Diretorias Municipais de Educação e Cultura e Esportes de Santa Rosa de Viterbo promovem o Festival de Pipas e Papagaios tendo como objetivos:

a)      Integração da família, envolvendo pais e filhos numa atividade recreativa e de lazer;

b)      O esclarecimento, aos participantes, dos locais apropriados para a prática da atividade, bem como os perigos decorrentes da utilização da linha cortante (cerol);

c)       Integração social reunindo diversos segmentos da sociedade numa comunidade integrada para o mesmo fim;

d)      Promover a ocupação do espaço público, com atividades lúdicas e esportivas;

e)      Estimular a prática de atividades esportivas alternativas.

 

Da participação

Art 2º: Poderão participar do Festival de Pipas e Pagagaios todos os que tiverem interesse e cientes de seu regulamento. O evento acontecerá no dia 25 de agosto de 2018, às 8h30 no Estádio Rubens Belizze (campo de Futebol).

a)      Poderão participar crianças com idade igual ou superior a 06 (seis) anos;

b)      Não há limite máximo de idade para participar do festival.

c)       Cada concorrente poderá participar com apenas 01 (uma) pipa por categoria. Todas as fichas de inscrição deverão ser preenchidas de maneira completa. Para que sejam válidas, as fichas deverão ser preenchidas e entregues no local de inscrição dentro do prazo de participação do concurso.

 

Das inscrições:

Art 3º: As inscrições serão feitas de forma gratuita e serão realizadas no Centro Cultural no período de 13/08 a 23/08/18 das 8h00 às 10h00, das 13h00 as 16h00. Não serão recebidas inscrições no local do evento. Também poderão se inscrever nas Escolas Municipais os alunos e pais onde seus filhos estudam.

Art 4º: As pipas e papagaios deverão ser confeccionados tradicionalmente, ou seja, em papel, plástico, linha de algodão e bambu, sendo terminantemente proibido o uso de naylon, fita de vídeo ou gravador, fio de metal, papel laminado, material cortante.

Parágrafo Único: Serão desclassificados os participantes que não cumprirem o determinado no artigo 5º.

 

 

Do julgamento:

Art 5º: Todos os participantes que cumprirem o descrito neste regulamento terão as suas pipas julgadas por uma comissão formada por cinco jurados escolhidos pela organização do Festival;

Art 6º: As decisões da comissão Julgadora são soberanas e irrecorríveis. As pipas deverão ser avaliadas pelos jurados no chão e no ar. A maior e a menor pipa também terão que voar, ainda que por um tempo menor que as outras.



Das categorias:

Art 7º: O festival ocorrerá respeitando as seguintes categorias:

a)        Maior pipa;

b)        Pipa mais criativa;

c)         Menor pipa;

d)        A mais criativa para pais/ filho (prêmio família)

 

Dos quesitos a serem julgados:

Art 8º: As pipas dentro de todas as categorias deverão apresentar a característica fundamental de voar e permanecer, pelo menos, 03 minutos no ar. Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria, levando-se em consideração critérios como originalidade, equilíbrio no ar, técnica de construção, agilidade e desenvoltura.

Art 9º: Entre todos participantes, haverá um único ganhador do prêmio por categoria, sendo considerado vencedor aquele concorrente que efetuou corretamente sua inscrição e apresentar sua pipa de acordo com os critérios estabelecidos. Na eventualidade de o ganhador ser menor de idade, o seu responsável legal, que efetuou sua inscrição, deverá acompanhá-lo durante a contemplação do seu prêmio.

Art 10º: A organização do Festival premiará imediatamente os ganhadores de cada categoria que estiverem presentes no momento de sua contemplação.

Art 11º: O prêmio só será atribuído após a verificação do cumprimento de todas as regras do regulamento deste concurso, sendo desclassificados aqueles participantes que não as cumprirem integralmente.

 

Da Premiação:

Art 12º: Serão oferecidos prêmios aos primeiros colocados em cada categoria (certificados) e diploma de participação para todos os inscritos.

 

Da desclassificação:

Art 13º: Será desclassificado o concorrente que:

a)    Laçar a pipa de outro concorrente;

b)   Usar cerol, linha metálica ou material cortante;

c)    Não recolher a pipa no tempo preciso;

d)   Empinar a pipa fora do horário e local de apresentação.

 

Das considerações finais:

Art 14º: A análise e resultado final são de decisão soberana da Comissão Julgadora

Art 15º: A simples inscrição já é o termo de concordância com o presente regulamento.

Art 16º: A Comissão organizadora não se responsabiliza pelos trabalhos que tiverem qualquer dano no decorrer do evento.

Art 17º: Todos os participantes deverão estar às 8h30 no local, para não serem desclassificados. Qualquer ponto omisso neste regulamento será definido pela Comissão organizadora.

 

 

 

Santa Rosa de Viterbo, 26 de julho

 

 

 

 

 

 

 

Departamento de Cultura e Esportes                       Departamento de Educação

Outras Notícias



Portal antigo